Gás liquefeito de petróleo

Gás liquefeito de petróleo.

 

 

Gás liquefeito de petróleo – gás natural, predominantemente composto por metano (CH4), artificialmente gás liquefeito de pelo resfriamento a menos de 160 °C para facilitar o armazenamento ou transporte.

 

Gás liquefeito de petróleo, gás natural liquefeito, a composição, propriedades

As propriedades físicas do gás natural liquefeito

A obtenção de gás natural liquefeito. Como сжижают gás?

Armazenamento e transporte de gás natural liquefeito

Requisitos GOST a сжиженному gás natural

As vantagens do gás natural

As semelhanças e diferenças сжиженных natural e hidrocarbonetos de gás

Países exportadores e países importadores de gás natural liquefeito em 2016 г.

 



Gás liquefeito de petróleo, gás natural liquefeito, a composição:

Quando falam ou escrevem “gás“, que querem dizer com ele gás natural liquefeito (GNL). A partir de gás natural liquefeito é necessário distinguir entre trava de gás liquefeito de gás (SUG), a última é diferente, a composição, a temperatura e condições de armazenamento.

Em inglês GNL é chamado de LNG (liquefied natural gas), e SUG – LPG (liquefied petroleum gas).

Gás liquefeito de gás naturalgás natural, predominantemente composto por metano (CH4), artificialmente gás liquefeito de pelo resfriamento a menos de 160 °C para facilitar o armazenamento ou transporte. Para uso posterior, por nomeação – econômica de aplicação é convertido para o estado gasoso em especial регазификационных terminais (т. е. é submetido a evaporação na ausência de acesso de ar e oxigênio).

Gás liquefeito de gás natural – é um dos agregação de estado do gás natural. O GNL é um líquido sem cor, cheiro ou sabor. A densidade de GNL em 2 vezes menos do que a densidade da água.

Se entrar em contacto com desprotegidos áreas do corpo humano GNL evapora e causa queimaduras na pele.

Gás liquefeito de gás natural é composto por metano CH4, cujo conteúdo é de 85-99 %, o resto 1-15 % ganham mais substância: ethan С2Н6, propano С3Н8, butão С4Н10, nitrogênio N2., e também impurezas indesejáveis: o oxigênio O2, o sulfeto de hidrogênio НЅ2, меркаптановая enxofre CH3SH e outros.

No processo de reciclagem do gás natural purificado a partir de sulfeto de hidrogênio, меркаптановой de enxofre, vapor de água, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e т. п., mas porque todas as impurezas indesejáveis no gnc não contém ou contém muito pequenas concentrações.

No estado líquido GNL não é inflamável, não tóxico, não corrosivo. Por si só, não inflamável e não explode. No espaço ao ar livre em temperaturas acima do ponto de ebulição de GNL se transforma em um peculiar-lhe o estado gasoso e se mistura com o ar. Quando evapora, pode inflamar-se ao contato com o fogo. Explosivos concentração de compostos восстановившегося no estado gasoso gás natural com o ar, formam 4,4 a 17 % do volume. Se a concentração de gás menos 4,4 % em massa, então a quantidade de gás não será o suficiente para o início do processo de combustão, e se mais de 17% de sua massa, então vai faltar oxigênio para o processo de combustão. Durante a combustão de vapor formado dióxido de carbono e vapor de água.

Porque o GNV é um dos agregação estado normal, natural de gás, o primeiro possui as mesmas propriedades químicas e físicas, que e o último, com algumas exceções.

Gás liquefeito natural o gás combustível é usado como um motor de combustível para motores de combustão interna, e também de combustível para instalações de energia industrial e laboratórios domésticos.

Na Federação Russa ГОСТом P 56021-2014 instalados três marcas de gás natural liquefeito:

– marca E natural liquefeito gás combustível de elevado grau de pureza, possuindo um constante o calor de combustão, que é usado como combustível para motores de combustão interna, e instalações de energia, com ruas estreitas e fora da regulamentação;
– marca B – gás liquefeito natural gás inflamável, utilizado como combustível para motores de combustão interna;
– marcos – gás liquefeito natural gás inflamável, usado como combustível para usinas de energia.

No caso de massa, a concentração total de enxofre no GNV não é mais do que 0,010 g/m3), é a designação da marca de GNL adicionam o índice “0”.

 



As propriedades físicas do gás natural liquefeito:

Nome do parâmetro: Valor:
Densidade, kg/m3 (dependendo da composição do conteúdo superiores алканов, temperatura e pressão)* 410-528
O ponto de ebulição, °C (dependendo da composição do conteúdo superiores алканов)** de -158 até -163
Temperatura crítica, °C *** -82,09

* Para fins de comparação: a densidade do metano é de 415 kg/m3 a temperatura de ebulição (-164,6 °C) e normal, a pressão atmosférica (1 atm.). Quando a pressão aumenta e a temperatura diminui a densidade de GNL está crescendo, as impurezas superiores алканов também aumentam a densidade de GNL.

** Para comparação, a temperatura de ebulição do metano é de -161,58 °C.

*** Temperatura crítica é a temperatura acima da qual não é possível a liquefação do gás em quaisquer pressões. Para o metano temperatura crítica é de -82,5 °C.

 

A obtenção de gás natural liquefeito. Como сжижают gás:

Gás liquefeito de gás natural produzido a partir de gás natural por meio de repetidas (degraus) de compressão de gás sob pressão e resfriamento. Em cada estágio de compressão de gás natural comprimido 5-12 vez e, em seguida, é resfriado. Após o último estágio de compressão de gás é resfriado e transferido para um estado líquido.

A liquefação do gás é feita em equipamentos especiais ou no celular desempenho (móveis, instalação de liquefacção de gás) ou em uma fábrica de liquefacção de gás. Quando o fizer, o consumo de energia de liquefação é de 8 a 10% de sua quantidade, contidas no sistema de gás liquefeito.

Devido à liquefação de gás natural pode reduzir o valor total de 618 vezes. Assim é mais fácil e economicamente mais rentável para transportar por longas distâncias na ausência de um transporte de tubulação de infra-estrutura.

Uma tonelada de gás natural liquefeito é aproximadamente igual a 1,38 тыс. m3 de gás natural (quando o padrão de condições de 20 °C, 1 atm.).

Ou 1 litro de líquido de gás natural é aproximadamente igual a 1,38 m3 de gás natural (quando o padrão de condições de 20 °C, 1 atm.).

 

Armazenamento e transporte de gás natural liquefeito:

Após a liquefação de GNL é bombeado para os tanques de armazenamento, o que representa um quarto криоцистерны, situada no princípio da embarcação Дюара.

O GNL é transportado especializado em marinhos tribunais, denominado газовозами, equipados криоцистернами, bem como no спецавтомобилях e especiais ferroviário de cisternas.

Quando o armazenamento e o transporte deve respeitar a temperatura de armazenamento de gás natural liquefeito – ele não deve ser mais uma temperatura crítica -82,09 sistema operacional. Caso contrário, todo o gás passa para o estado gasoso, mesmo quando qualquer pressão. Normalmente, natural gás , armazenada a -163 °С.

Antes da entrega ao consumidor final e usá-lo por nomeação GNL регазифицируется em equipamentos especiais, na ausência de acesso de ar e oxigênio. Para o consumidor final o gás é alimentado no estado gasoso.

 

Requisitos GOST a сжиженному gás natural:

Os requisitos de qualidade estão instalados ГОСТом P 56021-2014 “Gás combustível natural liquefeito (gnl). Combustível para motores de combustão interna, e de usinas de energia. Especificações técnicas”. Eles estão na tabela abaixo:

Nome do indicador: O valor para a marca:
E B No
A estrutura do componente, a proporção molar, % A definição é necessariamente
O escopo de valores do número de Воббе (superior) com as condições standard, Mj/m3* De 47,2 até 49,2 Não é padronizado De 41,2 para 54,5
O valor calorífico quando condições normais, Mj/m3* Não é padronizado De 31,8 até 36,8 Não menos 31,8
A proporção molar de metano, %, não inferior a 99,0 80,0 75,0
A proporção molar de nitrogênio, %, não mais Não é padronizado 5,0 5,0
A proporção molar de dióxido de carbono, %, não mais 0,005 0,015 0,030
A proporção molar de oxigênio, %, não mais 0,020
Massa a concentração de sulfeto de hidrogênio (g/m3), não mais 0,020
Massa a concentração de меркаптановой de enxofre (g/m3), não mais** 0,036
Prevista de octano (por моторному método), não inferior a Não é padronizado 105 Não é padronizado

* Para o cálculo de indicadores tomam a 1 cal igual a 4,1868 J.
** A pedido do consumidor de GNV pode ser fornecido com a massa de concentração total de enxofre não mais 0,010 g/м.

*** Регазифицированный de GNL entregam para o consumidor de destino com a intensidade do odor não menos do que três pontos quando a proporção em massa de 1% no ar.

 


As vantagens do gás natural liquefeito:

– gás liquefeito de gás natural ocupa um volume de cerca de 600 vezes menor do que no estado normal. O que faz com que seja mais fácil, mais conveniente e mais barato de armazenar e transportar,

– gás liquefeito de gás natural – não tóxico, невзрывоопасная líquido,

de grandes volumes de GNL pode armazenar especiais de terrenos reservatórios sob pressão atmosférica,

– a capacidade de entrega de gás para os consumidores nos mais distantes cantos do planeta,

– dá-lhe a oportunidade de gaseificação de objetos que não têm acesso a um transporte de tubulação de infra-estrutura,

– possibilidade de acumular e criar uma reserva de GNL para o futuro do consumo,

– não há necessidade de construção de alto custo de tubulações de sistemas de transporte.

 

As semelhanças e diferenças сжиженных natural e hidrocarbonetos de gás:

SUG (gás liquefeito de trava de gás) e GNL (gás natural liquefeito) são semelhantes entre si de acordo com as aplicações, algumas propriedades e пр.

No entanto, entre elas há diferenças que estão na tabela abaixo:

Nome do parâmetro: SUG GNV
Composição Principais nutrientes: o propano e o butano, o teor não inferior a 95%
Para obter mais substâncias: pentano, metano, etano, etileno, propileno, butileno.
Matéria-prima: o metano, o conteúdo 85-99%
Para obter mais substâncias: etano, propano, butano, o nitrogênio.
Temperatura crítica °C +96,84 (propano) -82,09
A forma de armazenamento de aéreos ou subterrâneos газгольдеры криоцистерны, que deve sempre поддерживатся temperatura mais baixa, -163 °C

Os principais e mais importantes diferenças são as condições e temperatura de armazenamento, bem como a temperatura crítica. SUG pode armazenar à temperatura ambiente e sob pressão. Condições de armazenamento de GNL radicalmente diferentes e exigem o cumprimento de condições especiais.

 

Países exportadores e países importadores de gás natural liquefeito em 2016 г.

A tabela abaixo fornece informações sobre os países exportadores de gás natural liquefeito em 2016 г.

n.º п. п. O nome do país exportador млрд. m3
1 Catar 104,4
2 Austrália 56,8
3 Malásia 32,1
4 Nigéria 23,7
5 Indonésia 21,2
6 Argélia 15,9
7 O dólar de trindade e Tobago 14,3
8 Rússia 14,0
9 Omã 10,6
10 O Papua Nova Guiné 10,4
11 Brunei 8,3
12 Emirados árabes unidos 7,4
13 Noruega 6,3
14 Peru 5,5
15 EUA 4,4
16 Guiné Equatorial 4,3
17 Outros países da Europa* 4,2
18 Angola 0,8
19 Egito 0,7
20 Brasil 0,6
21 Restantes países da Ásia-Pacífico* 0,5

* Incluindo a reexportação.

** Os dados estão Statistical Review of World Energy de 2017 (em inglês). o recurso de internet https://nangs.org/analytics/bp-statistical-review-of-world-energy-2017-edition-pdf-xlsx-pptx.

 

A tabela abaixo fornece informações sobre os países importadores de gás natural liquefeito em 2016 г.:

n.º п. п. O nome do país importador млрд. m3
1 Japão 108,5
2 Coréia Do Sul 43,9
3 China 34,3
4 Índia 22,5
5 Taiwan 19,5
6 Oriente Médio 14,2
7 Espanha 13,2
8 Reino Unido (Reino Unido) 10,5
9 Países Da África 10,2
10 França 9,7
11 Turquia 7,7
12 Outros países da Europa e Eurásia 6,9
13 México 5,9
14 Itália 5,7
15 Argentina 5,2
16 Chile 4,3
17 Tailândia 4,2
18 Paquistão 4,0
19 Brasil 3,0
20 Singapura 3,0
21 O resto do país Central e América do Sul 3,0
22 Bélgica 2,8
23 EUA 2,5
24 Malásia 1,6
25 Canadá 0,3
26 Restantes países da Ásia-Pacífico 0,1

* Os dados estão Statistical Review of World Energy de 2017 (em inglês). o recurso de internet https://nangs.org/analytics/bp-statistical-review-of-world-energy-2017-edition-pdf-xlsx-pptx.

 

Nota: © Foto https://www.pexels.com, https://pixabay.com

 

... © 2018